Fenavinho Brasil 2009
Já dizia o poeta Olavo Bilac: “Ora(direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!” E eu vos direi: “Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido, capaz de ouvir e de entender estrelas.”
Não sei se o poeta Olavo Bilac teve como inspiração a bebida que Dom Perignon por acaso descobriu, no entanto, ele foi muito feliz ao nos mostrar que é preciso sensibilidade, paciência e despreendimento para conhecer o novo. O novo como são os produtos, vinhos e espumantes da serra gaúcha.
Uma mostra disto pode-se conferir visitando a Fenavinho 2009, em Bento Gonçalves. Palco para mais de 90 produtores exibirem seus produtos, revelando suas diferenças, mas sobretudo a qualidade do vinho brasileiro. Vinho este que, se ainda carece de identidade, de uma imagem internacional própria ou de reconhecimento no mercado interno, tem surpreendido quem busca conhecer o que nossos produtores, vitivinicultores, enólogos e apaixonados por vinho estão fazendo.
“Estrelas do Brasil” dos enólogos Irineo Dall”Agnol e Alejandro Cardozo é uma amostra disto. Elaborando espumantes diferenciados, com propostas ousadas estão surpreendendo na Fenavinho 2009. Com uma linha que contempla Prosseco, Brut Charmat, Moscatel, Brut Riesling Itálico, Brut Rose Champenoise (100% Pinot Noir) e Brut Champenoise, mostra toda a diversidade e o potencial para espumantes desta região, que já vem sendo reconhecida mundialmente.
Aqui fica um convite para que possas não só “ouvir” mas também “beber estrelas” como disse Dom Perignon.
Estrelas do Brasil espera vocês até 24 de fevereiro de 2009 na Fenavinho!
Eliani Lanzarini
AMAVI – Serra Gaúcha
Associação das Mulheres Amigas do Vinho
Os comentários estão fechados.