Ter um Deus dentro de si deveria ser a medida de equalização da humanidade

Mulheres que morreram queimadas por se rebelar contra o serviço escravo em 1857, dando origem ao dia internacional da mulher.

Meninas e meninos,
 
Já ouviram a palavra entusiasmo muitas vezes, mas sabem seu verdadeiro siginificado? 
 
Esta palavra vem do grego e significa “ter um Deus dentro de si”, e para os gregos, que eram politeístas, era uma pessoa entusiasmada, aquela que “possuída” por um dos deuses e, por causa disso, poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. 
 
Assim vejo o cotidiano de muitas pessoas quando me deparo com aqueles que “fazem” acontecer, na gastronomia, nos vinhos, na política, no dia-a-dia, enfim, e na qual me incluo, sem falsa modéstia quando o assunto é enogastronomia, vinhos, cozinha, turismo ligados aos dois citados. 
 
Continuando com os gregos se a pessoa fosse entusiasmada por Ceres, deusa da agricultura, esta seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita, e assim por diante, pois somente as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano. 
 
Pessoas que conheço, e espero conhecer muitas mais, com o entusiasmo citado, como os amigos Renato Sebastiani, Oscar Páez, Juan Carrau Bonomi e seus vinhos Velho do Museu; Carlos Cabral e a paixão pelos vinhos do Porto; Don Miguel Torres com sua eterna jovialidade. 
 
Para apenas citar alguns dos muitos amigos enólogos entusiasmados que conheço no Chile como Felipe Tosso, Sergio Hormazabal, Mario Geisse e no Brasil os enólogos Alejandro Cardoso, Irineo Dall’Agnol, Luís Henrique Zanini. Não posso e não devo ficar aqui citando os amigos enólogos porque não caberiam na lista e fatalmente me esqueceria de muitos, o que é injusto, pois deles me considero amigo, e igualmente entusiasmados, e muito menos todas as pessoas entusiasmadas que conheci e conheci, como minha mãe, que à beira de falecer, dizia estar melhorando, que iria ao casamento da neta, apesar da debilidade do câncer e das dores, sempre entusiasmada com a vida. 
 
Continuando, se formos esperar pelas condições ideais primeiro, para depois nos entusiasmarmos, jamais iremos atingir o entusiasmo necessário, pois entusiasmada é a pessoa que acredita em si, acredita nos outros, e com isto acredita na força que as pessoas têm de transformar o mundo e a própria realidade. 
 
Não é o sucesso que traz o entusiasmo, mas o contrário, o entusiasmo é que traz o sucesso, em qualquer área, e este não depende de quanto dinheiro ganhe com sua atividade, são coisas distintas, em que pese quase sempre, um estar ligado ao outro. 
 
Como vai o seu entusiasmo pelo Brasil, pelo curso, pelo seu emprego, pela sua família, pelo seu sucesso e pelo sucesso de seus amigos? 
 
Vejo o momento político, e acredito que sem entusiasmo, nada ocorrerá, e se você é daqueles que acha impossível entusiasmar-se com as condições atuais, acredite; jamais sairá dessa situação. 
 
Muita gente confunde otimismo com entusiasmo. A pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo, otimismo significa acreditar que uma coisa vá dar certo. 
 
É preciso acreditar em você, acreditar em sua capacidade de vencer, de construir o sucesso, de transformar a realidade, como acredito que eu possa e vá, mesmo que demore, afinal, já deixei de ser engenheiro para virar vinho, que não é nada fácil. 
 
Muito deste texto é devido à Martins Filho, L.A. Socorro, preciso de motivação, São Paulo, Ed. Aba, 1997. 
 
Até o próximo brinde! 
 
Álvaro Cézar Galvão
http://www.divinoguia.com.br

32 respostas

Os comentários estão fechados.